sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Agosto

Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).

Eclipse solar no início de agosto preocupa astrólogos chineses

Fenômeno seria sinal de azar para os Jogos Olímpicos O primeiro eclipse que será visto pelos chineses no século XXI acontecerá em 1º de agosto, a uma semana da abertura das Olimpíadas. E o que poderia ser considerado até uma atração a mais no ano em que a cidade de Pequim sediará os Jogos Olímpicos virou motivo de preocupação para os astrólogos do país. Segundo os estudiosos, o eclipse anulará o efeito positivo da data do início das olimpíadas, que foi escolhida após consulta a especialistas em estudos dos astros e a numerólogos. levou em conta a numerologia e superstições para tentar garantir a "boa sorte" do evento. O fenômeno poderá ser visto inicialmente em Xinjiang, província ocidental, e rumará para o leste, passando por Gansu, Ningxia, Shaanxi, e terminará em Henan. É fortíssima na cultura chinesa a interpretação de ‘sinais’ que podem trazer sorte ou azar a eventos, datas e até mesmo no dia-a-dia dos cidadãos.

Agosto é o mês do desgosto?

Fernanda Zampoli|Da Redação do site A Tribuna de Criciúma Sem feriados e logo após as férias, dando aquele ar de segunda-feira, inicia hoje o mês de agosto. A crendice popular o chama de “mês do desgosto”. Muitos são os significados e explicações que revelam o mês famoso. Há, por exemplo, quem não case de jeito nenhum nessa data. Uma série de acontecimentos desagradáveis na história se deu em agosto, talvez daí a crença. Os romanos deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto em homenagem ao Imperador Augusto. Segundo alguns historiadores, as mulheres portuguesas não casavam no mês de agosto, pois nesta época os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo, viúva. Os colonizadores portugueses trouxeram essa crença para o Brasil.

A verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular com trocadilho, é, também, uma superstição internacional de grande aceitação entre as pessoas. As duas Guerras Mundiais iniciaram em agosto, mesmo mês em que Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica. No Brasil, destacam-se a morte de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros, a morte de Juscelino Kubitschek, entre outros.

Entretanto, a prova de que as pessoas crêem realmente nos poderes do oitavo mês do ano está nas agendas de casamento das igrejas. Conforme o pároco da Igreja São Donato, de Içara, Samiro Meurer, nos finais de semana são realizados até três casamentos por sábado. Contudo, em agosto, não chega a três o número de cerimônias durante todo o mês. "Ainda é uma superstição muito forte. É raro acontecerem casamentos neste mês. Quando os casais vêm agendar sempre tentamos conscientizá-los sobre isso", diz o padre.

Para a Igreja, segundo o sacerdote, o mês difere totalmente da crença popular. Em agosto além de ser comemorado o dia dos Pais, ainda são celebrados o dia do Padre, dia Dos Religiosos, Dia dos Leigos e do Catequista. "É um dos melhores meses para nós. Aconte- ceram fatos que decepcionaram e as pessoas relacionam. Para nós é um mês vocacional, de reflexão", explica o padre. A promoter de festas e eventos, Virgínia Cesconetto Strugale, revela que agosto é o mês em que menos organiza casamentos. Contudo, afirma que esta situação está mudando. "Maio, setembro e outubro ainda são os meses mais procurados.

Mas ano passado fizemos dois em agosto e este ano já temos um agendado. Quando casei isso era bem mais forte", ressalta. Para ela, inclusive, agosto contradiz a crendice. Virgínia se casou no oitavo mês do ano e desde então são 22 anos de vida em comum. "Nunca pensei assim, na época, muitas pessoas recomendaram para não casar em agosto, mas nunca dei ouvidos", afirma.

Muitas pessoas dizem ser descrentes na superstição

Fernanda Zampoli|
Da Redação

Nas ruas parece também que agosto já não é mais considerado o "patinho feio"do calendário. Em abordagem feita pela equipe de A Tribuna, as pessoas se mostraram descrentes na superstição. "Eu acho o contrário. Até mesmo pelos astros, pois quem nasce neste mês são pessoas de fibra, vencedoras. Tenho uma filha que casou neste mês, e que é muito feliz", afirma a dona-de-casa Dilma Castelan, 64 anos. Opinião parecida tem o pipoqueiro Deoclésio Cechinel, 47 anos. "Pra mim, superstição quem faz é a gente. Se agirmos certo tudo dá certo, mas se agirmos errado, tudo dará errado. O erro é o que fecha portas. Não acredito nestas coisas, não faz sentido. Acredito na capacidade do ser humano de querer e conseguir", opina Cechinel. Apesar de muita gente se dizer incrédulo nos azares próprios do mês de agosto, muitos não se casam, não se mudam, não viajam e não fazem negócios em agosto. A verdade é que as pessoas - acreditando ou não - preferem não brincar com o mágico, o sobrenatural. Coincidências ou não, as crenças que permeiam os dias de agosto o levaram a ser considerado o Mês do Folclore.

Alguns fatos do mês de agosto:

Brasil

24/08/1954 - Tido como o maior estadista que o Brasil já teve no governo, o presidente Getúlio Vargas se suicida, no Rio de Janeiro, para escapar à pressão dos adversários que o atacavam, aproveitando o "mar de lama" que havia invadido seu governo;
25/08/1961 - "Forças ocultas" levam Jânio Quadros a renunciar, deflagrando uma crise política. O vice, João Goulart, que estava em viagem à China, termina vítima de um golpe militar dois anos depois;
22/08/1976 - O ex-presidente Juscelino Kubitschek morre em um acidente automobilístico cujas causas até hoje não foram bem esclarecidas;
25/08/1992 - A CPI do PC aprova o relatório final dos trabalhos, incriminando o presidente Fernando Collor e deflagrando o processo de impeachment.

Mundo:

24 de agosto de 1572: Catarina de Medici ordenou o massacre de São Bartolomeu, que ceifou milhares de vidas.
14 de agosto de 1831: os poloneses foram vencidos pelos russos na chamada revolta de Varsóvia e muita gente morreu sonhando com a liberdade.
14 de agosto de 1844: a França invadiu Marrocos.
11 de agosto de 1863: a França dominou o Cambodja.
6 de agosto de 1890: o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica.
24 de agosto de 1910: o Japão invadiu a Coréia, às custas de muito sangue.
1º de agosto de 1914: começou a 1ª Grande Guerra Mundial.
27 de agosto de 1923: a Itália se apoderou, pela força das armas, da ilha de Corfu.
2 de agosto de 1932: com a morte de Hinderiburgo, Hitler assume o governo da Alemanha.
8 de agosto de 1937: a cidade de Pequim é invadida pelos japoneses no dia.
Agosto de 1939: inicia a II Grande Guerra Mundial.
6 e 9 de agosto de 1945: Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica.
Dia 13 de agosto de 1961: foi iniciada a construção de um muro, em Berlim.

Curiosidades:

Na Alemanha, entretanto, as mulheres não acreditam no poder mágico da superstição. Enquanto em muitos países maio é o mês das noivas, lá as moças sonham casar no mês de agosto. Na Argentina, não é aconselhável lavar a cabeça durante todo o mês de agosto. Quem lava a cabeça em agosto está chamando a morte.
A verdade é que a crença popular de que agosto é o mês de desgosto não é somente um ditado popular que rima; é, também, uma superstição internacional de grande aceitação entre nós, principalmente na zona rural do país, destacando-se, de modo muito particular, em todo o Nordeste, onde o processo de colonização foi homogeneamente português.