domingo, 9 de agosto de 2009

Dia dos Pais

Tarde de domingo com muito sol e calor na capital. Dia dos pais, data para sinceras comemorações, lembrar daqueles que deixaram saudades em seus filhos, ou para o comercio vender presentes, funcionários de lojas fazerem hora extra até o meio dia, etc. De qualquer forma, todo pai de verdade aguarda pelo menos um abraço de seu filho.  Mas não deixo de pensar de tantos que foram abandonados, que tiveram sua paternidade negada, ou não puderam ter um pai de verdade, agressões domésticas, etc. Vou deixar tais idéias de lado e apenas lembrar da propaganda do shoping center. Continuo... Dia perfeito para um passeio no parque, cerveja com os amigos, praia, etc. Recebo telefonemas de alguns colegas me felicitando pela data, parabéns por parte de minha família, mas não me alegro muito, talvez a minha filha não apareça. Sempre foi assim, desde que me separei, e minha ex-mulher passou a educar nossa filha de acordo com seus valores e opiniões. Faço o que posso, tento me aproximar, pago pensão, mostro que existo com telefonemas, tentativas de encontros, presentes nas devidas datas, etc... Infelizmente faltam algumas barreiras a serem vencidas, que são postas propositalmente no meu caminho. Não quero, mas sou obrigado a dizer isso da “mãe zelosa” que demonstra tanto egoísmo e comportamento doentio, que não se importa em arriscar ou prejudicar a própria filha. Quantas festas dos dias dos pais eu deixei de comparecer na escola, reuniões, aniversários, etc. O que devo dizer de tal ação? Brigar na justiça? Tenho um amigo que passa pela mesma situação, sua ação se arrasta na justiça, quando recorremos a advogados públicos a coisa fica assim... Cobram-se rapidamente os deveres, mas os direitos... Deixe de pagar um mês de pensão e o mundo cai em sua cabeça, não discordo da lei, só faço uma comparação. Qual a justificativa para uma mãe ensinar o seu filho a desprezar o próprio pai? Citei um amigo que esta com o processo agonizando na justiça, mas o que acontece quando é permitido que você visite o seu filho e percebe nele uma clara atitude de desprezo e raiva injustificada? Atualmente entro no orkut de minha filha, e não vejo nenhuma foto ou registro da minha existência. Encontro, porém, um registro fotográfico de um de seus aniversários (que obviamente não fui convidado) onde ela está ao lado da mãe e do padrasto. Típica foto “família feliz” de propaganda de margarina. É bem irônico. Bem, ela está chegando na pré-adolescência, talvez formule suas próprias perguntas e indagações que não poderão ser respondidas pela mãe. Eu aguardo meu retorno ao trabalho para conseguir pagar um advogado particular, regularizar judicialmente este lado da minha vida. Não trai minha ex-mulher, pago pensão, nunca deixei de comparecer como pai mesmo quando minha presença não era desejada. O dia ainda não acabou, quem sabe o que pode me ocorrer.

No final da tarde, fui surpreendido com um grito vindo do outro lado da rua , era minha filha que se aproximava acompanhada por uma tia. Recebi uma caixa de chocolates com um cartão, um abraço e um beijo. Conversamos brevemente e deixei bem claro o quanto eu estava contente. Como nada é perfeito não havia a palavra “pai” registrado no cartão. Ainda há algumas barreiras a serem vencidas. Quem sabe no próximo ano minha filha consiga me chamar de pai.

Frases

Antes de sermos pais e mães, somos seres humanos, passíveis de falhas e erros.... então, a única coisa que podemos aconselhar aos nossos filhos, através de experiência já vivenciada, é como não repetirem os nossos erros.
Claudia Belucci

Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.
Bertrand Russell

É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.
Coelho Neto

Não devemos moldar os filhos de acordo com os nossos sentimentos; / devemos tê-los e amá-los do modo como nos foram dados por Deus.
Johann Goethe