segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Psiquiatras


Algumas anotações sobre psiquiatras. Anotações simples, generalizadas, e talvez até um pouco preconceituosas...

Psiquiatras particulares: Atendimento cinco estrelas. Atencioso, esclarecedor, algumas vezes faz papel de terapeuta, conversa contigo, dá realmente a segurança que você precisa.Trabalha 24 horas, sem feriados, caso você esteja num momento de crise, ou não crie uma espécie de dependência em ouvi-los a todo instante. Há pacientes que são verdadeiros vampiros. Para tanto, porém, há um custo que infelizmente eu não posso arcar com freqüência. Durante três anos da minha vida eu pude dispor deste tipo de profissional, por beneficio de uma ex-namorada (ou algo parecido). Sou eternamente grato, pois foi uma fase muito ruim da minha vida. Dos grandes pesquisadores, e professores de faculdades federais, aos mais modestos. Passei por alguns ditos especialistas, mas foi num consultório de estilo humilde e simples, que encontrei o profissional que tanto necessitava. Nem sempre as consultas mais caras, garantem a funcionalidade do serviço.

Psiquiatras de Convênios. Atenção! De uma hora para outra, ele pode abandona-lo. Isso aconteceu algumas vezes comigo. Você simplesmente ouve a voz monótona da secretária informando a novidade. “Sinto muito senhor! Mas a partir desta data, não estaremos mais prestando serviços para a empresa X”. Obviamente os motivos estão ligados a baixa remuneração obtida pelo fornecimento deste tipo de serviço, às empresas contratantes. Mas eu não tenho nada a ver com isso! Se o meu bolso pudesse dispor de um sistema de saúde modelo, eu provavelmente acabaria pagando diretamente uma consulta particular. Bons e maus profissionais. Alguns eram realmente éticos e demonstravam atenção pelo cliente, outros não deveriam fazer da consulta psiquiátrica uma espécie de “pit stop”.

Psiquiatras do Sistema Único de Saúde. O enigma. Se por um lado temos grandes nomes da psiquiatria liderando pesquisas, e atuando em hospitais de renome na América Latina, como é o caso do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas de São Paulo, de outro, temos alguns médicos atendendo na periferia que parecem duvidar não apenas da sanidade de seus pacientes, como também da capacidade e da inteligência destes. Há o beneficio do medicamento ser fornecido pelo estado, mas também existem as grandes filas de espera que deixam o paciente impossibilitado caso surja uma emergência. Num surto, o sujeito acaba parando num hospital emergencial, sem a possibilidade de telefonar diretamente para o seu médico. Bem, estas afirmações baseiam-se nas minhas experiências. Se alguém pode opinar de forma contrária, felicito-o por haver conseguido um atendimento melhor. Quando entrei em crise depressiva pela última vez, eu estava recebendo atendimento ambulatorial numa unidade básica na minha região. Era um final de tarde de uma sexta-feira. Esperei alguns dias, mas sem maiores possibilidades, busquei atendimento particular com um psiquiatra indicado por uma amiga. Já trabalhei como voluntário em hospitais públicos psiquiátricos, sei como são tratados os pacientes que chegam em mania ou euforia. Passaram-se duas semanas, e finalmente minha depressão estava me deixando em paz. Retornei a consulta marcada na unidade básica de saúde. Contei toda a minha aventura ao meu médico, questionei a medicação, fiz algumas afirmações. No final das contas, não houve alteração alguma no meu tratamento. Segundo ele, eu deveria insistir.  Já fazia mais de um ano que eu reclamava das minhas labilidades de humor. A minha próxima consulta estava marcada para o final do ano. Fiquei um tanto decepcionado. Talvez eu não tenha conseguido de alguma forma me expressar, ou seria a falta de empatia por parte do meu psiquiatra. Voltei a usar o convenio, mas não descartei a possibilidade de tentar mais uma vez buscar tratamento no sistema único de saúde. Vou aguardar.

Se vai tentar siga em frente



















Se vai tentar
siga em frente.

Senão, nem começe!
Isso pode significar perder namoradas
esposas, família, trabalho...e talvez a cabeça.

Pode significar ficar sem comer por dias,
Pode significar congelar em um parque,
Pode significar cadeia,
Pode significar caçoadas, desolação...

A desolação é o presente
O resto é uma prova de sua paciência,
do quanto realmente quis fazer
E farei, apesar do menosprezo
E será melhor que qualquer coisa que possa imaginar.

Se vai tentar,
Vá em frente.
Não há outro sentimento como este
Ficará sozinho com os Deuses
E as noites serão quentes
Levará a vida com um sorriso perfeito
É a única coisa que vale a pena.

Charles Bukowski